7 KPI’s obrigatórios para gestores de marketing

7 KPI’s obrigatórios para gestores de marketing

Conheça os KPI’s mais importantes para medir os seus resultados de marketing

Medir resultados de marketing digital é obrigatório se quiser identificar as áreas que precisam de melhorias e se quiser ter um bom desempenho. Ao analisar frequentemente os seus resultados de marketing, terá uma visão mais global sobre o negócio e conseguirá tomar decisões mais conscientes. O mundo do marketing é extremamente vasto e nem sempre é fácil saber quais os indicadores mais importantes para o negócio. Neste artigo apresentamos-lhe 7 KPI’s digitais obrigatórios para gestores de marketing!

Número de visitas ao website

Esta métrica é essencial e mostra quantas visitas teve no website num determinado período. É importante não confundir esta métrica com o número de pessoas que visitaram o site: este valor diz-nos quantas visitas os utilizadores fizeram ao seu site, podendo uma mesma pessoa ter entrado 10 ou mais vezes no site. Este indicador é fundamental para o sucesso do funil de vendas pois quantas mais visitas tiver, maior será a probabilidade de gerar leads e vendas. Pode encontrar este valor facilmente no painel do Google Analytics.

Número de visitas orgânicas

Dentro do número de visitas ao website, destaca-se o número de visitas orgânicas. As visitas orgânicas são aquelas que chegam ao seu site através de pesquisa no motor de busca. As pessoas conseguem chegar ao seu site pois ele apareceu nos resultados quando houve uma pesquisa por uma determinada palavra-chave. Assim, quanto mais visitas orgânicas tiver, melhor posicionado o seu site estará. Isso significa também que as palavras-chave que está a utilizar são as adequadas ao seu negócio e aquelas que o seu público-alvo utiliza.

Taxa de Conversão

Ter muitas visitas no website é muito importante e significa que o nosso site está com um bom desempenho e está a aparecer nos motores de busca. Contudo, não basta que o visitante navegue pelo site e saia sem deixar um contacto ou sem comprar alguma coisa. A taxa de conversão relaciona o número de visitantes ao website com o número de visitantes que efetivam uma compra. É um indicador muito importante pois permite-nos perceber se o nosso site está realmente intuitivo e se incentiva de modo claro à compra.

ROI

ROI significa return on investment e mede o resultado final de um investimento: relaciona todas as despesas envolvidas numa ação com os lucros obtidos graças a essa mesma ação. A fórmula para o cálculo do ROI é a seguinte: ROI = Lucro Líquido (Lucro total do Investimento – Custo do total Investimento) / Custo do Investimento. Se o ROI for superior a zero, significa que o investimento foi positivo para a empresa. Se tiver valores negativos, houve prejuízo.

Custo por lead

Este valor mostra-nos quanto custa à empresa adquirir um lead. Obtemos o valor após dividir a quantidade de dinheiro investida no marketing digital pelo número de leads gerados. Estudos referem que o custo por lead gerado através do marketing digital é cerca de 61% mais baixo do que os leads gerados pelo marketing tradicional. Saber quanto nos custa gerar um lead é essencial para que possamos redistribuir os investimentos e melhorar os resultados.

Visitas geradas pelas redes sociais

Se a sua empresa aposta na comunicação através das redes sociais, deve medir sempre o impacto que isso tem para o seu website e para o seu negócio. Não adianta colocar bom material nos perfis da empresa se depois isso não se traduz em visitas e em vendas. Semanalmente deve medir quantas visitas teve a partir de cada rede social e deve investir mais naquelas que mais visitas geram pelo website. Se uma rede social não gera qualquer visita, deve ponderar se vale a pena continuar a investir tempo nessa rede.

Taxa de rejeição

A taxa de rejeição mostra-nos a percentagem de visitantes que estiveram apenas numa página do seu site. Quanto maior for esta taxa, pior será para si pois significa que houve muitos visitantes a desistir rapidamente de navegar pelo seu site. Isto pode significar que o seu site está pouco apelativo ou que tem informação pouco relevante. Sempre que este valor for muito alto, deve investir tempo em melhorar o website. Caso contrário poderá perder muitas oportunidades de negócio.

Cada vez mais é essencial acompanhar em tempo real o estado do negócio e a situação de marketing da empresa. O marketing tem vindo a ganhar uma maior importância no mundo empresarial devido à grande competitividade que existe hoje em dia nos mercados.  Quer saber como pode acompanhar o seu negócio em tempo real? Conheça hoje mesmo o Multipeers!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *