Conheça as principais métricas para avaliar o seu desempenho nas redes sociais

Conheça as principais métricas para avaliar o seu desempenho nas redes sociais

Posted on Posted in Definição de métricas de negócio

Já não é novidade de que as redes sociais têm um papel cada vez mais importante no mundo dos negócios. O consumidor atual “vive online” e é muito importante que a sua marca/empresa esteja presente nas redes sociais onde o seu target marca presença. Para garantir o sucesso da sua presença nas redes sociais não basta criar conteúdo e publicá-lo com frequência: é necessário que avalie continuamente o sucesso das suas ações. Neste artigo apresentamos-lhe as principais métricas para avaliar o seu desempenho nas redes sociais!

Número de seguidores/gostos

Esta é a métrica mais básica para qualquer rede social, mas apesar de ser básica é muito importante pois mostra-nos o crescimento de uma página ao longo do tempo e a audiência que temos disponível de cada vez que queremos comunicar. Contudo, esta é uma métrica que sozinha não tem grande relevância, pois se não houver interação por parte dos seguidores, em termos concretos não se ganha nada. Um grande número de seguidores/gostos é importante ainda para criar uma imagem de credibilidade para quem visita o perfil pela primeira vez. Uma empresa que tem milhares de seguidores no Facebook certamente que vai causar uma melhor impressão do que uma que tem poucos seguidores.

Alcance das publicações

O alcance das publicações nada mais é do que o número de pessoais às quais as suas publicações chegam. No Facebook, por exemplo, esse alcance é cada vez menor, devido ao novo algoritmo. Neste ponto é importante distinguir entre alcance orgânico e alcance pago. O alcance orgânico é o alcance que consegue ter gratuitamente, apenas através da publicação e eventuais interação com ela por parte dos seguidores. Já o alcance pago é o alcance conseguido através de publicações patrocinadas e após definição do target pretendido atinge um grande número de utilizadores.

Engajamento

Ter uma audiência elevada não é muito significativo se olharmos para a métrica de forma isolado. Mais importante do que o número de seguidores é a interação que esses seguidores têm com a sua marca/empresa. Medir o engajamento (número de reações à publicação, comentários, partilhas) é fundamental para conseguir acompanhar a eficácia do seu conteúdo. Em todas as redes sociais este engajamento é muito importante.

Conversões

A conversão é um dos aspetos mais importantes de todas as ações que efetuamos nas redes sociais. Nenhuma empresa cria conteúdo para Facebook, Instagram ou Linkedin apenas por criar: o objetivo é sempre atingir uma conversão, seja ela o donwload de um e-book, uma visita ao website e até mesmo a venda. Avaliar semanalmente o número de conversões pelas redes sociais permite-nos perceber o desempenho e eficácia das nossas publicações bem como definir uma nova estratégia caso seja necessário.

O Multipeers é um sistema de monitorização do negócio que permite analisar o seu negócio a cada momento, incluindo a sua performance nas redes sociais. Acompanhar em cada segundo o que se passa com a sua marca é essencial para que possa tomar decisões assertivas e em tempo útil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *