Dicas de Gestão

A importância da convergência tecnológica para as empresas

A importância da convergência tecnológica para as empresas

Num mundo cada vez mais digital, os avanços tecnológicos têm um impacto direto na forma de fazer os negócios e as empresas precisam de agir para acompanhar as novidades das tecnologias de informação. A convergência tecnológica é cada vez mais importante para unificar processos, ferramentas, métodos e setores diversos. No artigo de hoje, falamos sobre a importância da convergência tecnológica para as empresas!

O que é a convergência tecnológica?

A convergência tecnológica é uma tendência cada vez mais presente no ambiente económico. Este conceito representa a união dos diferentes serviços que partilham entre si a mesma estrutura. O objetivo é satisfazer as necessidades dos clientes e antecipar tendências. Um bom exemplo que todos utilizam é o smartphone. Num só dispositivo consegue utilizar câmara fotográfica, agenda eletrónica, despertador, televisão, GPS, internet, entre muitas outras coisas. No mundo empresarial, esta convergência traduz-se em ferramentas tecnológicas que dão a possibilidade de reunir numa plataforma todos os serviços de comunicação, como telefones, emails, suporte, processos produtivos e de logística, entre outros. Isto significa que as empresas podem utilizar uma ferramenta para simplificar a utilização das soluções informáticas, além de oferecerem mais flexibilidade aos colaboradores e de reduzirem o custo das operações e automatizarem tarefas. As equipas internas e externas podem trabalhar a partir de qualquer lugar, devido à mobilidade que os sistemas em nuvem oferecem. A convergência tecnológica mostra-se como uma aliada importante para alcançar os objetivos empresariais.

Principais inovações que integram convergência tecnológica

  • Big Data: neste campo, os softwares de monitorização de negócio como o Multipeers desempenham um papel muito importante, na medida em que num só dashboard os gestores conseguem aceder a todas as informações da empresa, oriundas das mais diversas fontes de dados.

  • Inteligência artificial: a inteligência artificial ajuda as empresas a prevenir fraudes, a analisar comportamentos dos clientes e é muito importante para analisar e monitorizar as exigências do público-alvo.

  • Business Intelligence: a inteligência de negócios é uma ferramenta muito poderosa e é cada vez mais utilizada por todos os segmentos de negócio, visto que proporciona integração e leitura de várias fontes de dados. O business intelligence também ajuda a identificar tendências e variações do mercado, algo essencial para manter a competitividade.

  • Internet of Things: este conceito interliga equipamentos, negócios e pessoas, permitindo o cruzamento dos dados numa questão de segundos. Todos os setores podem tirar vantagem e convergência tecnológica para o negócio a partir da internet das coisas.

  • Reconhecimento de imagem: a identificação dos cidadãos por meio do reconhecimento facial não é uma novidade, mas esse reconhecimento hoje em dia é realizado em muitas lojas físicas. Assim, é possível verificar quais os artigos que a pessoa mais gostou, saber se experimentou roupas, conhecer o seu comportamento na loja, entre outras coisas.

  • Serviços de voz: vários serviços da Google, por exemplo, podem ser ativados através de comandos de voz, fazendo pesquisas e ajudando o consumidor na hora de decidir. Trata-se de uma tecnologia em crescimento e os profissionais desta área trabalham diariamente para aperfeiçoarem o seu funcionamento.

Vantagens da convergência tecnológica para as empresas

As principais vantagens do uso desta tendência para as empresas são: maior capacidade de inovação, maior controlo sobre todos os processos da empresa, aumento da produtividade, aumento da segurança e melhor tratamento e armazenamento dos dados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *