Dicas de Gestão

Porque devo adotar uma ferramenta de análise de dados em tempo real?

Porque devo adotar uma ferramenta de análise de dados em tempo real?

A informação em tempo real é uma necessidade e uma mais-valia nas organizações. A cada dia que passa são gerados mais dados e torna-se cada vez mais difícil analisar a informação de forma correta, pelo que é fundamental facilitar o acesso à mesma. Em muitas empresas, as decisões ainda são tomadas com base em relatórios com alguns dias, o que torna a empresa reativa. No mundo atual dos negócios, se uma empresa quiser sobreviver e triunfar tem que adotar uma postura pró-ativa. Assim sendo, adotar ferramentas que permitem a análise de dados em tempo real é uma necessidade em franco crescimento. No artigo de hoje, vamos perceber porque é que a sua empresa deve adotar uma ferramenta de análise de dados em tempo real!

Decisões mais acertadas

Uma empresa que tem toda a informação condensada num só local consegue tomar decisões mais acertadas e mais assertivas. Além disso, as decisões são tomadas em tempo útil, o que favorece o negócio. Numa empresa em que a informação se encontra espalhada por diversos softwares e bases de dados, é difícil juntar os dados necessários para decidir em pouco tempo. Utilizando o Multipeers, toda a informação das diversas fontes de dados se encontra na mesma plataforma, o que reduz drasticamente o tempo da tomada de decisão.

Definição de alertas de negócio

Os softwares de monitorização do negócio como o Multipeers permitem a definição de alertas de negócio para que seja avisado sempre que alguma situação sai da sua norma habitual. Onde quer que esteja, será notificado por SMS ou e-mail sobre eventuais alterações aos seus padrões previamente estabelecidos e poderá agir de imediato, antes mesmo de haver prejuízos sérios para a organização. Esta revela-se uma enorme vantagem competitiva pois possibilita uma ação imediata e impede consequências negativas para o negócio.

Identificação imediata de oportunidades

Com a análise em tempo real poderá identificar oportunidades no exato momento em que elas aparecem, o que lhe permite estar sempre um passo à frente da concorrência. Uma modificação na procura de um produto, por exemplo, poderá levá-lo a lançar uma campanha específica, o que vai aumentar as vendas e melhorar os resultados globais. Isto representa uma grande vantagem competitiva em relação à concorrência.

Menor probabilidade de errar

O uso de sistemas de análise de dados em tempo real reduz as falhas de comunicação e acelera a consolidação dos dados, reduzindo assim a probabilidade de cometer erros prejudiciais para o negócio. Toda a informação da empresa vai estar condensada apenas num local, o que torna os processos de análise mais ágeis e eficazes, tornando todos os processos mais fluídos e eficientes.

Consulta da informação do negócio em qualquer lugar

Quase todos os programas de gestão de informação em tempo real apresentam a possibilidade de serem utilizados em dispositivos móveis. Assim sendo, é possível estar numa reunião ou numa viagem e ter informação real e atualizada sobre o estado do negócio. Esta é uma vantagem muito importante, pois cada vez mais o seu negócio é no local em que se encontra, pelo que é fundamental que tenha sempre acesso à informação mais atual sobre a sua empresa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *