Dicas de Gestão

5 dicas de tecnologia para melhorar a gestão de pessoas na sua empresa

5 dicas de tecnologia para melhorar a gestão de pessoas na sua empresa

A gestão de pessoas é fundamental para o sucesso de uma empresa. Quando esta gestão é bem feita, os profissionais sentem-se mais motivados e comprometidos com os objetivos gerais da organização, o que traz inúmeros benefícios para os resultados globais. A gestão de pessoas deve ir além das práticas operacionais e é necessário pensar nela de forma estratégica, implementando novas práticas no quotidiano da área dos recursos humanos. No artigo de hoje, apresentamos 5 dicas de tecnologia para melhorar a gestão de pessoas na sua empresa!

Gestão dos recursos em tempo real

Os softwares que permitem analisar o negócio em tempo real como o Multipeers são muito importantes para a gestão dos recursos humanos. Com um conhecimento verdadeiro e atualizado da disponibilidade das equipas, é mais fácil solucionar eventuais problemas, reorganizar equipas de trabalho e garantir a produtividade da empresa. Também é possível estar sempre a par do desempenho de cada colaborador, o que permite solucionar eventuais problemas de desmotivação, por exemplo.

Implemente o teletrabalho

Cada vez mais os colaboradores valorizam regalias além do salário. Atualmente, graças à tecnologia, é possível trabalhar a partir de qualquer lugar do Mundo, deixando de existir a obrigatoriedade de estar toda a semana no escritório. Implementar um dia por semana de teletrabalho vai motivar a sua equipa e a longo prazo irá sentir a diferença, através do aumento da produtividade de cada colaborador.

Otimize as reuniões (e reúna apenas quando é necessário!)

As reuniões são muitas vezes mais demoradas do que aquilo que era necessário, o que faz com que se perca muito tempo, aumentando o nível de desmotivação nas equipas. Existem já softwares que permitem planear as reuniões, para que elas não durem mais do que o estritamente necessário. Do mesmo modo, é possível fazer reuniões através do Skype e de outros programas semelhantes, o que elimina a necessidade de todos estarem presentes fisicamente. As reuniões só devem ser marcadas quando são estritamente necessárias, pois a “perda de tempo” faz com que os colaboradores se sintam desmotivados e enganados!

Utilize serviços na Cloud

O armazenamento na Cloud já é encarado como uma estratégia competitiva que responde às necessidades das pequenas, médias e grandes empresas. Empresas como Google e Microsoft disponibilizam servidores onde os arquivos são armazenados da mesma forma se armazenam num computador ou dispositivo móvel. Os ficheiros ficam armazenados a kilómetros de distâncias, mas através da Internet, por meio de um login e password, pode conectar-se à sua conta e aceder a todos os seus arquivos. Isto facilita a partilha de documentos por todos os membros de uma equipa, tornando a colaboração entre todos mais simples e mais organizada.

Invista na comunicação interna

A comunicação interna é muitas vezes descurada, mas é das áreas mais importantes numa empresa, pois lida com o principal público de uma organização: os seus recursos humanos. É importante que exista fluidez na transmissão de mensagens, assim como transparência no ambiente de trabalho. É essencial implementar canais de gestão empresarial e/ou aplicações que facilitem a comunicação entre os diversos departamentos, nomeadamente criação de grupos no Whatsapp ou criação de newsletter interna.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *